Emissão Renascença | Ouvir Online

Varoufakis já admite fecho temporário dos bancos

28 jun, 2015

Em entrevista à BBC Radio, o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, admite pela primeira vez o encerramento dos bancos amanhã, segunda-feira, na Grécia. O controlo de capitais, ou seja, a limitação de levantamentos também estaria em cima da mesa, mas Varoufakis já desmentiu.  

Varoufakis já admite fecho temporário dos bancos
EPA/OLIVIER HOSLET

Pela primeira vez o Governo grego admite que os bancos helénicos podem ter de fechar portas e que vai ter de controlar capitais. A revelação foi feita pelo ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, à BBC Radio, numa entrevista emitida na manhã deste domingo.

Também o ministro do Interior, Nikos Voutsis, também escreveu na conta do twitter que o Governo e o Banco Central grego decidiram que os bancos devem permanecer fechados amanhã.

Durante a manhã, chegou-se a falara no fecho da torneira de financiamento do Banco Central Europeu à banca na Grécia. Mas em comunicado, o BCE assegura que vai observar de perto a situação a Grécia.

"Nas circunstâncias atuais, o Conselho de Governadores [do BCE] decidiu manter o tecto máximo da linha de financiamento de emergência aos bancos gregos no nível decidido na sexta-feira", lê-se no comunicado.

Varoufakis, citado pela Reuteurs, disse que o executivo de Atenas está a estudar a possibilidade de encerrar os bancos amanhã, segunda-feira.
 
Outra medida em cima da mesa é a imposição do controlo de capitais, ou seja, impor limites ao levantamento de dinheiro. No entanto, minutos depois da notícia ter circulado, o Governo grego, citado pela Reuteurs, nega que a informação seja verdadeira e diz que a mesma seria incompatível com as regras da zona euro. 

Nos ultimos dias na Grécia têm-se repetido as imagens de filas nas caixas multibanco. As informações que chegam de Atenas dizem que em alguns dias os levantamentos têm chegado à soma total de mil milhões de euros. Cada grego pode levantar por dia no máximo 700 euros.

Os sinais de instabilidade no sistema financeiro já são mais do que evidentes. No sábado, mais de um terço das máquinas de multibanco na Grécia ficaram sem dinheiro. Esta é uma das consequências do medo que os gregos começam a sentir em relação uma iminente saída da zona euro. A informação foi confirmada por três fontes bancárias à agência Reuteurs.
 
Cerca de 35% da rede ATM – ou seja 2.000 das 5.500 – ficaram sem dinheiro de acordo com fontes do sistema bancário.

À volta de 600 milhões de euros foram retirados do sistema bancário grego este sábado, disse um dos líderes bancários.

[notíca actualizada às 16h00]