Emissão Renascença | Ouvir Online

Sonda espacial Philae desperta sete meses depois

14 jun, 2015

Robô aterrou em Novembro do ano passado na superfície do cometa Gerasimenko.

Sonda espacial Philae desperta sete meses depois

A robô espacial Philae despertou inesperadamente depois de sete meses de silêncio, anunciou este domingo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla inglesa).

Os cientistas da ESA começaram a receber, na passada quinta-feira, comunicações e sinais da Philae, que se encontra na superfície do cometa Gerasimenko.

“A Philae está muito bem. A sonda está pronta a realizar operações”, afirma o director de projecto na Agência Espacial Europeia, Stephan Ulamec.

O robô aterrou em Novembro do ano passado na superfície do cometa Gerasimenko, depois de ter sido largada pela sonda Rosetta, concluindo uma viagem de dez anos.

A Philae chegou ao cometa a 12 de Novembro mas, sem luz solar suficiente para alimentar os seus painéis solares, adormeceu 57 horas depois.   

Os cientistas acreditam que o robô começou agora a receber luz suficiente para despertar e enviar informações, numa altura em que o cometa Gerasimenko se aproxima do Sol.

Antes de ficar sem bateria, o Philae conseguiu, por exemplo, detectar moléculas orgânicas que contêm elementos de carbono, que estão na base da vida na Terra