Tempo
|

Ministério da Economia

É "absolutamente falsa" uma lista VIP na ASAE

03 jun, 2015

Desmentido surge na sequência da denúncia feita pela Associação Sindical, que relatou situações em que inspectores foram proibidos de fiscalizar certos operadores.

É "absolutamente falsa" uma lista VIP na ASAE
O Ministério da Economia diz ser "absolutamente falsa" a existência de uma "lista VIP" da inspecção económica e recusa as acusações feitas pelo sindicato da ASAE de ter sido proibida a fiscalização a determinados agentes económicos.

O desmentido surge na sequência da denúncia feita pela Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE) sobre casos em que os inspectores foram proibidos de inspeccionar determinados agentes económicos e de as brigadas terem sido mandadas retirar dos locais que estavam a fiscalizar. Para a associação sindical, estas situações revelam, "em abstracto, uma lista VIP da inspecção Económica". 

O gabinete do Ministério da Economia "esclarece que é absolutamente falsa e desprovida de qualquer fundamento, a notícia que denuncia a existência de uma "lista VIP" da inspecção económica".

Além disso, o gabinete do ministério diz ainda que "em momento algum foi proibida a fiscalização a determinados agentes económicos".

A tutela nega também as acusações da associação de não ter respondido ao pedido de esclarecimentos sobre alegadas interferências na acção inspectiva: "Após averiguações efectuadas no sentido do esclarecimento dos factos alvos de denúncia, foram prestadas àquela Associação Sindical todos os esclarecimentos, por Ofício enviado a 27.05.2015, pelo que deverá ser do perfeito conhecimento do destinatário", refere o gabinete do ministério.

Lembra ainda que a ASAE é um serviço central da administração directa do Estado, dotado de autonomia administrativa e dirigido por um Inspector-geral.