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Portugal quer conhecer melhor os seus turistas

03 jun, 2015 • Ana Carrilho

Concurso de ideias Tourism Innovation Competition decorre até ao final de Agosto.

Quem são, onde vão, o que fazem, o que compram e quanto gastam os turistas que vêm a Portugal? Conhecer o comportamento dos estrangeiros que visitam o país é o objectivo do concurso de ideias Tourism Innovation Competition apresentado esta terça-feira, que resulta der uma parceria entre a Lisbon MBA e o Turismo de Portugal.

Pedro Oliveira, director académico do Lisbon MBA, que reúne as universidades Católica e Nova, considera que essa informação é muito importante para o sector e para a economia nacional.
 
“Há um enorme desconhecimento sobre aquilo que os nossos turistas andam a fazer. Temos algumas estatísticas oficiais, sabemos quantos é que entram em cada monumento, mas isso é muito pouco”, afirma Pedro Oliveira.

É preciso saber mais sobre as actividades, comportamentos e preferências dos turistas que visitam Portugal e essa “informação tem muito valor económico para todos os operadores”.

“Se nós usarmos formas inovadoras de obter esta  informação, se calhar vamos conseguir gerir o turismo de uma forma muito mais interessante e fundamentada. Aquilo que não se pode gerir dificilmente se consegue gerir”, sublinha Pedro Oliveira, director académico do Lisbon MBA.

O concurso Tourism Innovation Competition decorre até ao fim de Agosto, a nível mundial. Em Setembro, os três finalistas apurados vão defender a suas ideias numa conferência sobre a importância da inovação para a gestão. O vencedor recebe 10 mil euros ou uma bolsa de 18 mil euros para frequentar o Lisbon MBA.

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, diz que é preciso saber o que se passa e perspectivar o futuro.

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, considera que o concurso  de ideias é mais um passo  para encontrar ferramentas no âmbito da economia digital que ajudem o sector a inovar e a ir mais longe, e que mostrem que o turismo é mais do que hotéis e restaurantes.