Emissão Renascença | Ouvir Online

Iraque

Militares portugueses integram missão contra Estado Islâmico na base "Grande Capitão"

27 mai, 2015

"Secção Viriato" é formada por 20 militares da unidade de comandos, cinco paraquedistas, dois artilheiros, dois militares das operações especiais e um de cavalaria.

Militares portugueses integram missão contra Estado Islâmico na base "Grande Capitão"
Fotografia cedida pelo Ministério britânico da Defesa mostra imagens da operação militar "Moshtarak" que decorre no sul do Afeganistão contra os talibãs. EPA/MANDATORY CREDIT SSGT MARK JONES

O grupo de 30 militares portugueses que viajou para o Iraque com o objectivo de ajudar a combater o autodenominado Estado Islâmico (EI) juntou-se a uma missão espanhola na base "Grande Capitão", localizada em Besmayah.

Segundo o site do Exército de Terra espanhol, citado pela agência noticiosa EFE, os portugueses reforçaram o contingente espanhol destacado no Iraque e desempenham funções de treino, tarefas operativas, logísticas e de serviços, entre os quais sanitários.

O contingente português, que já é conhecido como "secção Viriato", é formado por 20 militares da unidade de comandos, cinco paraquedistas, dois artilheiros, dois militares das operações especiais e um de cavalaria.

O grupo, destacado por um ano, é chefiado pelo comandante Manuel Lourenço, tido pelo exército espanhol como um operacional com "ampla formação e experiência em missões internacionais".

A integração dos militares portugueses aconteceu a dia 17 de Maio com uma homenagem solene às vítimas que morreram neste conflito, cerimónia que decorreu na base "Grande Capitão", e que contou com o hastear da bandeira portuguesa junto das bandeiras espanhola e iraquiana.

A base espanhola de Besmayah conta com 200 militares que estão a treinar o exército iraquiano.