Emissão Renascença | Ouvir Online

PP vence em Espanha... mas por pouco

24 mai, 2015

As eleições autárquicas e regionais deram força aos novos partidos (Ciudadanos e Podemos), mas menos do que as sondagens chegaram a prever.

PP vence em Espanha... mas por pouco

Está praticamente fechada a contagem dos votos em Espanha. Apesar de ser um dos piores resultados regionais de sempre, o PP, do primeiro-ministro Mariano Rajoy, conseguiu ser o mais votado a nível nacional.

O partido de centro-direita consegue 27,3% dos votos contra os 25,4% do PSOE (partido socialista).

Nesta altura, na noite eleitoral espanhola sucedem-se as reacções partidárias sendo que, entre as principais forças, só ainda não falou o líder Rajoy.

O socialista Pedro Sanchez disse que ficou claro que a alternativa ao PP é o PSOE e que ficou também claro que os socialistas continuam a ser a principal força de esquerda em Espanha.

Já o partido Ciudadanos, de direita, que se transformou na terceira força politica mais votada, diz que este é um resultado histórico, que tem que ser solidificado.

E o Podemos, de esquerda, apesar de ficar aquém das expectativas, diz que os novos partidos são uma realidade a ter em conta.

Pablo Iglésias classificou o momento como uma “Primavera de mudança que está em marcha e é irreversível”. Agora, o “grande objectivo” é vencer o PP nas próximas legislativas ainda este ano.