|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

Imagens de caixões nos maços de tabaco para os portugueses deixarem de fumar

11 mai, 2015

Governo aposta em fotografias chocantes para dissuadir os fumadores na altura de acenderem um cigarro.

Imagens de caixões nos maços de tabaco para os portugueses deixarem de fumar

Pais a chorar junto ao caixão de uma criança, um homem morto num saco para cadáveres, membros decepados e pulmões destruídos são algumas das imagens chocantes que, dentro em breve, podem passar a figurar nos maços de tabaco em Portugal.

A biblioteca de fotografias dissuasoras consta de uma proposta de alteração da lei do tabaco, da autoria do Governo, que vai ser debatida próxima sexta-feira no Parlamento.

Actualmente, os fumadores já compram maços com mensagens a alertar para os malefícios do tabaco, mas a nova lei leva o aviso a outro nível.

Entre as 42 imagens chocantes previstas na proposta do Governo está, por exemplo, a do velório de uma criança, acompanhada da frase: “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer”.

Outra fotografia que pode passar a figurar nos maços mostra um homem morto num saco para cadáveres, com a legenda “Fumar provoca ataques cardíacos”.

Doentes de cancro em fase terminal, os efeitos nefastos do tabaco nos pulmões,  membros amputados devido à obstrução de artérias de fumadores também passarão a reforçar as mensagens de alerta.

A inclusão de imagens chocantes nos maços do tabaco é apenas uma das novidades da proposta de alteração à lei do tabaco.

O Governo também quer alargar a proibição de fumar a quase todos os locais públicos fechados e acabar com o vazio legal nos cigarros electrónicos.