Tempo
|

Embrulho suspeito cortou Ponte 25 de Abril durante duas horas

04 mai, 2015

Polícia está a tentar localizar o indivíduo que deixou uma mala no tabuleiro superior da ponte. A circulação automóvel e ferroviária foi retomada minutos antes das 21h00.

Embrulho suspeito cortou Ponte 25 de Abril durante duas horas
Milhares de pessoas foram surpreendidas esta tarde pelo corte ao trânsito da ponte 25 de Abril, depois de ter sido encontrado, pelas 18h50, no tabuleiro superior da estrutura, um "embrulho suspeito". O incidente ocorreu à hora de ponta e provocou o caos no trânsito nos acessos à ponte.
O trânsito automóvel na Ponte 25 de Abril foi retomado pelas 20h52 desta segunda-feira. Os comboios também já começaram a circular entre as duas margens do rio Tejo.

O trânsito foi cortado em ambos os sentidos depois de ter sido encontrado, pelas 18h50, no tabuleiro superior da estrutura, um "embrulho suspeito".

Uma equipa de inactivação de engenhos explosivos deslocou-se para o local para proceder a averiguações. Os peritos analisaram o objecto e não detectaram quaisquer vestígios de explosivos.

O subintendente Paulo Flor, da PSP, disse à Renascença que o "embrulho suspeito" não passava, afinal, de uma mala com objectos metálicos no interior: "Havia alguns objectos metálicos no interior da mala que numa primeira fase, perante determinado tipo de identificação electrónica nos pareceram suspeitos. Foi feito todo o rastreio relativamente a essa mala, foram, inclusive, utilizados cães do grupo operacional cinotécnico da Unidade Especial de Polícia e chegámos à conclusão que estávamos perante uma situação normal e uma mala aparentemente normal."

A PSP já identificou a viatura do indivíduo que deixou o embrulho suspeito no tabuleiro da ponte, avança Paulo Flor.

Autoridades procuram suspeito
As autoridades identificaram a viatura através do circuito de videovigilância da ponte 25 de Abril. A PSP procura, agora, localizar o suspeito.

A denúncia partiu de um condutor que terá visto alguém parar um automóvel e deixar o "embrulho suspeito" na berma do tabuleiro da ponte.

Além do tráfego automóvel, a circulação de comboios também foi interrompida na ponte que liga Lisboa a Almada, confirmou fonte da Fertagus. A ligação ferroviária também foi retomada pelas 20h50.

Para escoar o trânsito acumulado, a Transtejo decidiu reforçar as ligações fluviais entre o Cais do Sodré, em Lisboa, e Cacilhas, a sul do Tejo, "enquanto for necessário", segundo afirmou uma responsável.

Filipe Trigo, que trabalha na pousada da juventude de Almada, que fica junto à ponte 25 de Abril, estava ao telefone com a Renascença a descrever o que se passava quando relatou a reabertura do trânsito na ponte 25 de Abril.

Até agora, foram registados três falsos alarmes de bomba naquela que é uma das maiores pontes suspensas do mundo, inaugurada a 6 de Agosto de 1966. Os outros dois falsos alarmes aconteceram em Maio e Julho de 2000.

[notícia actualizada às 22h02]