Emissão Renascença | Ouvir Online

Nave espacial russa está a cair em direcção à Terra

29 abr, 2015

O mais provável é que a nave arda aquando da sua reentrada na atmosfera.

Nave espacial russa está a cair em direcção à Terra
Uma nave espacial russa não tripulada que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está a cair em direcção à Terra, aparentemente de forma descontrolada. Contudo, deve entrar na atmosfera terrestre e incinerar-se. A nave ficou incontactável pouco depois do lançamento, esta terça-feira.
Uma nave espacial não tripulada que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está a cair em direcção à Terra, aparentemente de forma descontrolada, disse esta quarta-feira uma fonte não identificada em declarações à agência AFP.

"Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir", disse um responsável conhecedor da situação à AFP, sob condição de não ser identificada, antes de uma declaração da agência espacial russa, que é esperada ainda esta quarta-feira.

"É agora claro que começaram reacções absolutamente incontroláveis", acrescentou esta fonte, que a agência francesa não identifica, mas que explica que a descida marca o fim da missão 'Progress', apesar de as autoridades russas ainda irem tentar mais uma vez a comunicação.

"Marcámos mais duas comunicações para tranquilizar a nossa consciência", disse o responsável.

Se os esforços não surtirem efeitos, o mais provável é que a nave arda aquando da sua reentrada na atmosfera da Terra, noticia a Reuters.

O foguetão Soyuz que levava a nave Progress M-27M com mantimentos para a Estação Espacial Internacional foi lançado na terça-feira, mas as comunicações foram perdidas pouco depois.

Um porta-voz da agência russa não quis comentar o sucedido.

Orgulho e falhanços
O programa espacial russo é um motivo de orgulho para a população local, mas nos últimos anos têm surgido uma série de contratempos e falhanços, nomeadamente a perda de vários satélites e a queda de uma nave similar, em 2011, na Sibéria.

O vice-primeiro-ministro russo com o pelouro da indústria aeroespacial, Dmitry Rogozin, actualmente na China, disse estar em constante contacto com a agência espacial e escreveu no Twitter: "Estamos todos preocupados com a nossa nave de carga".

A NASA disse entretanto que a nave espacial levava a bordo material fundamental para a secção norte-americana da Estação Espacial Internacional, mas que os astronautas têm mantimentos suficientes para os próximos meses.