Tempo
|

Irão apreende cargueiro, EUA falam em "provocação"

28 abr, 2015

Não se sabe ainda a razão da acção iraniana. EUA enviaram já um navio de guerra para a região e o Pentágono está a monitorizar a situação.

Irão apreende cargueiro, EUA falam em "provocação"
O Irão apreendeu esta terça-feira um navio de carga, o Maersk Tigris, que estava a tentar passar pelo estreito de Órmuz. A marinha iraniana efectuou disparos antes de desviar o cargueiro para um porto no Irão.

A notícia foi dada inicialmente por uma televisão saudita e já foi confirmada pelas autoridades. Os dados indicam que o navio está a caminho do porto de Bandar Abbas.

Segundo a televisão saudita Al-Arabiya, o navio tinha 34 soldados norte-americanos a bordo, mas o Pentágono já desmentiu que haja qualquer cidadão americano a bordo e a empresa que gere o navio corrigiu o número de tripulantes para 24, indicando que são na maioria asiáticos e da Europa de Leste.

Washington já disse que este acto por parte do Irão constitui uma provocação.

O navio está registado com bandeira das Ilhas Marshall, mas é operado pela Rickmers, uma empresa registada em Singapura, mas de capital alemão. O navio é detido a meias pela Rickmers e por uma empresa americana, a Oaktree, o que pode explicar o facto de a Al-Arabiya ter dado a notícia como sendo referente a um cargueiro americano. 

Os Estados Unidos enviaram já um navio de guerra para a região e tem aviões a monitorizar a situação. Segundo a CNN, foi o próprio navio que pediu auxílio à Marinha norte-americana quando foi interceptado pela marinha iraniana.

As autoridades iranianas não comentaram ainda a notícia, mas uma agência iraniana cita uma fonte, não identificada, que garante que o incidente não tem qualquer dimensão política ou militar, sendo apenas um assunto civil. Outra agência iraniana diz que o navio foi desviado em cumprimento de uma ordem judicial. Já a empresa que opera o navio afirmou não ter ideia da razão pela qual o Tigris foi apreendido.

O estreito de Órmuz é um ponto estratégico que liga o Golfo Pérsico ao oceano, por onde passa grande parte do petróleo exportado do mundo árabe para o resto do mundo. O Irão já ameaçou várias vezes fechar o estreito no caso de ser atacado pelo Ocidente.

[Notícia actualizada às 17h57]