Emissão Renascença | Ouvir Online

Castelo Branco. Oito reclusos hospitalizados em estado grave

26 abr, 2015

Presos internados com sintomas de intoxicação. Autoridades suspeitam de quetamina, uma substância psicadélica.

Oito reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco foram este domingo hospitalizados com sintomas de intoxicação. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) disse à Renascença que se encontram em estado grave. 

Os reclusos em perigo de vida foram transportados para o hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, depois de, alegadamente, terem consumido quetamina, uma droga psicadélica também conhecida como "Special K".
 
O alerta foi dado às 13h25 e foram deslocados para a prisão de Castelo Branco oito veículos e 15 elementos do corpo local de bombeiros, agentes da PSP e uma equipa do hospital albicastrense, com uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) já anunciou a abertura de uma investigação.

"A ocorrência será objecto de averiguação por parte desta direcção-geral e será comunicada ao Ministério Público, para apuramento do tipo e modo de entrada no estabelecimento, da substância ilícita que afectou o estado de saúde dos reclusos que a consumiram", refere a DGRSP, em comunicado.

Segundo a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi chamado ao Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, ao princípio da tarde, e transportou oito reclusos, "que apresentavam sinais de doença súbita, resultante do consumo de uma substância ilícita, presumivelmente `ketamina`".

[notícia actualizada às 20h13]