Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 11 mil migrantes desembarcaram em Itália nos últimos seis dias

17 abr, 2015

Aproveitando-se do caos vivido na Líbia e do bom tempo nos últimos dias, os migrantes multiplicam-se na costa italiana.

Mais de 11 mil migrantes desembarcaram em Itália nos últimos seis dias
Mais de 11.000 imigrantes desembarcaram em Itália nos últimos seis dias e outras centenas estão a chegar esta sexta-feira à costa italiana, declarou a polícia marítima deste país.

Mais de 300 imigrantes, entre os quais 45 mulheres e 23 crianças, partiram da costa líbia antes de serem resgatados do mar, durante manhã desta sexta-feira pela polícia marítima italiana, tendo sido levados para Pozzallo, na Sicília.

Além disso, uma mulher morreu na explosão de um cilindro de gás numa embarcação que levava mais 90 imigrantes, ficando outras 15 pessoas também feridas neste incidente.
As pessoas desta embarcação foram levadas para Lampedusa, uma ilha italiana que fica ao largo da Tunísia.

Hoje também, a marinha da Itália recuperou o pesqueiro italiano "Airone", que supostamente teria sido sequestrado durante a madrugada na costa da Líbia.

Segundo um comunicado da Marinha Italiana, o pesqueiro foi sequestrado "supostamente por um rebocador das forças de segurança líbias quando estava a 90 quilómetros a noroeste de Misrata".

A crise migrante intensificou-se com a instabilidade na Líbia, o ponto de partida para a maioria dos barcos que tentam chegar à Sicília. O número de embarcações que transporta migrantes que querem alcançar a União Europeia a partir de África aumentou nas últimas semanas com a chegada da Primavera, altura que torna a travessia mais segura.

Cerca de 3.500 afogaram-se no Mediterrâneo em 2014 e mais de 170.000 conseguiram chegar a Itália por mar, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações. Estes imigrantes, oriundos sobretudo da África subsaariana (Eritreia, Mali, entre outros) e do Médio Oriente, especialmente da Síria e do Iraque, procuram entrar na Europa.