Tempo
|

Atenas apresenta nova lista de medidas para tentar convencer credores

02 abr, 2015

Ideia é encontrar medidas que cheguem aos seis mil milhões de euros.

Atenas apresenta nova lista de medidas para tentar convencer credores

O Governo da Grécia apresentou aos credores e parceiros europeus uma lista de medidas actualizada, numa tentativa de desbloquear as negociações e aceder a financiamento.

A informação é avançada pelo jornal Financial Times.

Segundo o jornal, o novo documento tem 26 páginas e apresenta medidas que, estima o Governo, irão aumentar as receitas em mais seis mil milhões de euros este ano, em vez dos cerca de três mil milhões de euros anteriormente previstos.

Isto permitirá terminar o ano com um excedente orçamental primário que pode atingir 3,9% do Produto Interno Bruto, acima da meta dos 3% inscrita no programa de resgate. O novo documento prevê ainda cerca de mil milhões de euros adicionais em despesa.

Este novo esforço da Grécia acontece depois da lista enviada por Atenas a semana passada ainda não ter agradado aos credores, que pediam medidas mais detalhadas e mais duras.

São os ministros das Finanças que têm de desbloquear parte dos fundos da última fatia do programa de resgate (de 7,2 mil milhões de euros).

A próxima reunião pode acontecer apenas a 24 de Abril, na Letónia, mesmo sabendo-se que a Grécia tem de pagar ao FMI a 9 de Abril.