Emissão Renascença | Ouvir Online

Calor pascal começa agora. Beja chega aos 31 graus

01 abr, 2015

Atenção ao sol. Quase todas as regiões do país apresentam risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

A maior parte do território português vai, esta quarta-feira, ter temperaturas máximas acima dos 25 graus. Lisboa e Évora devem chegar aos 29 e Beja aos 31.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera no continente indica céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco e possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal na região do litoral centro.

As temperaturas vão oscilar, em Lisboa, entre os 12 e os 29 graus, no Porto entre os 9 e os 24, em Vila Real entre os 8 e os 22, em Viseu entre 10 e 22, em Bragança entre 5 e 21, na Guarda entre 7 e19, em Castelo Branco entre 14 e 27, em Portalegre entre 13 e 26, em Évora entre 9 e 29, em Beja entre 11 e 31, em Coimbra entre 9 e 26 e em Faro entre 18 e 27.

As temperaturas devem manter-se semelhantes até ao final da semana.

Quanto às ilhas, na Madeira o sol vai andar acompanhado de algumas nuvens e as temperaturas variar entre os 15 e os 21 graus no Funchal.

No arquipélago dos Açores, as máximas não ultrapassam os 18 graus e há aguaceiros previstos na Ilha Terceira.

Ultravioletas perigosos
Quase todas as regiões do país apresentam esta quarta-feira um risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Santa Cruz das Flores são as regiões em causa.

A excepção, segundo o IPMA, vai para o Porto Santo (Madeira), Angra do Heroísmo (grupo central dos Açores) e Ponta Delgada (grupo Oriental do mesmo arquipelago) que estão com risco moderado.

O IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt que cubra peito e ombros, pelo menos, guarda-sol e protector solar. Deve ainda evitar-se a exposição das crianças ao sol, sobretudo nas horas de maior calor.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

Risco de incêndio em quatro concelhos
Quatro concelhos dos distritos de Santarém e de Castelo Branco apresentam esta quarta-feira risco muito elevado de incêndio: Mação, Sardoal, Vila de Rei e Oleiros.

Vários concelhos dos mesmos distritos e ainda dos de Portalegre, Coimbra, Guarda, Viseu e Vila Real estão em risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

Em Março, a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou cerca de dois mil incêndios, tendo sido no fim-de-semana de 14 e 15 que ocorreu o maior número de fogos florestais.