Tempo
|

Todas as vítimas da tragédia do A320 identificadas até ao "fim da semana"

31 mar, 2015

Nas operações de busca, nos Alpes franceses, estão 800 pessoas. As equipas recolheram, até agora, mais de quatro mil peças do avião da Germanwings.

Todas as vítimas da tragédia do A320 identificadas até ao "fim da semana"
O Presidente francês garante que até ao "fim da semana" vão estar concluídos os trabalhos de identificação das 150 vítimas da queda do avião da Germanwings, nos Alpes franceses.

"O ministro da Administração Interna confirmou que até ao fim da semana - o mais tardar - vai ser possível identificar todas as vítimas, graças às amostras de ADN", explicou François Hollande, em Berlim, numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, acrescentando que no local da tragédia estão 800 pessoas, entre as quais 400 polícias, militares e civis especializados na identificação de vítimas.

Hollande disse que a França e a Alemanha estão a trabalhar para melhorar e reforçar as regras sobre segurança aérea para que se evitem tragédias como a que ocorreu na semana passada com o avião da Germanwings.

A queda do avião da Germanwings, que efectuava a ligação Barcelona-Dusseldorf, causou 150 mortos.

O co-piloto do aparelho, Andreas Lubitz, ficou fechado sozinho na cabine de comando, aproveitando uma breve ausência do comandante, e terá causado "deliberadamente" a queda do avião, de acordo com os investigadores, depois de analisadas as gravações recolhidas de uma das duas "caixas negras" a bordo e a única encontrada até agora, denominada CVR (gravador de voz da cabine de comando).

As equipas recolheram, até agora, mais de quatro mil peças do aparelho mas a prioridade continua a ser encontrar a segunda caixa negra, que contém os dados técnicos do voo.

O grupo Lufthansa anunciou que um consórcio de seguradoras, liderado pela alemã Allianz, destinou 279 milhões de euros para indemnizações decorrentes da queda do Airbus A320 nos Alpes franceses, a 24 de Março.