Emissão Renascença | Ouvir Online

Parlamento discute reforço de meios do INEM

26 mar, 2015

Dotar de mais meios as viaturas de emergência médica é um dos objectivos das propostas do PCP, PS e Bloco.

Parlamento discute reforço de meios do INEM

O PCP apresenta esta quinta-feira dois projectos de resolução que recomendam ao Governo o reforço de meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). PS e Bloco de Esquerda também apresentam projectos no mesmo sentido.

Os comunistas entendem que é preciso dar uma resposta face à multiplicação de casos em que não tem sido possível chegar a tempo de prestar socorro por falta de profissionais.

"Ainda muito recentemente a VMER [Viatura Médica de Emergência e Reanimação] de Barcelos não pôde ser accionada porque não tinha o médico que pudesse fazer essa saída. Isto compromete evidentemente o socorro às populações", diz a deputada do PCP Carla Cruz.

"O Governo tem de garantir essa prestação da emergência médica, tem de ter uma cobertura nacional e esses meios têm de ter uma operacionalidade de 24 horas sobre 24 horas", acrescenta.

A deputada considera também que o PSD e o CDS não têm estado empenhados em resolver estes problemas.

"Se o Governo e a maioria estivesse efectivamente preocupados com o reforço destas respostas já teriam aberto os concursos necessários para dotar o INEM e as VMER e as SIV [Suporte Imediato de Vida] dos profissionais que estão em falta e que estão em falta há muito tempo", remata.