Emissão Renascença | Ouvir Online

BES. Lesados invadem outra agência do Novo Banco em Leiria

04 mar, 2015

Manifestantes entraram com cartazes e palavras de ordem, fazendo barulho. O alvo foi outro balcão a cerca de 500 metros do primeiro local.

Mais uma agência do Novo Banco em Leiria foi invadida esta quarta-feira, ao início da tarde, por um grupo de clientes lesados em papel comercial do BES.

Cerca das 14h00, o grupo de manifestantes que invadiu durante a manhã a sede do Novo banco, deslocou-se para um outro balcão a cerca de 500 metros do primeiro local de protesto. 

Alguns manifestantes entraram com cartazes e palavras de ordem, fazendo barulho dentro das instalações, enquanto outros ficram no exterior. Ao que a Renascença apurou já desmobilizaram.

Hoje de manhã, cerca de 30 pessoas invadiram as instalações do Novo Banco em Leiria, reclamando os seus direitos e exigindo o dinheiro investido em papel comercial no Banco Espírito Santo (BES), instituição que veio dar lugar ao Novo Banco.

A 3 de Agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Os clientes lesados do BES têm feito manifestações semelhantes em vários pontos do país. Porto, Coimbra e Braga foram algumas das cidades nas quais as instalações do Novo Banco foram invadidas. Em Lisboa, houve um protesto em frente ao Banco de Portugal.