Tempo
|

Projecto “A escolar” reforça a aprendizagem de forma lúdica e criativa

03 mar, 2015 • Olímpia Mairos

Iniciativa da Câmara de Vila Real mobiliza professores sem emprego e visa despertar as crianças, de forma criativa e lúdica, para a ciência.

Projecto “A escolar” reforça a aprendizagem de forma lúdica e criativa
Arrancou esta semana o projecto-piloto “A Escolar”. A iniciativa visa criar uma nova dinâmica de aprendizagem nas escolas do 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar, aprofundando temáticas como o património, saúde, ciência e educação para a cidadania nas salas de aula.

De acordo com o vereador da Câmara de Vila Real José Maria Magalhães, o projecto tem vista “reforçar a aprendizagem dos alunos” e proporcionar-lhes a realização de várias “actividades educativas”.

A autarquia vai disponibilizar quatro professores desempregados que vão intervir em contexto de sala de aula e trabalhar em articulação com os professores titulares e ainda no período pós-escolar, no âmbito dos serviços de apoio à família, e nas interrupções lectivas, como as férias da Páscoa e do Verão.

“É uma mais-valia para as crianças e para o serviço educativo”, considera José Manuel Magalhães, “na medida em que as crianças vão poder despertar para a ciência, em áreas consideradas muito importantes para o seu próprio desenvolvimento, de uma forma muito criativa e lúdica”.

O projecto “A Escolar” vai atingir, numa primeira fase, nas salas de aula, 52 turmas e 1.105 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

Já no âmbito dos serviços de apoio à família, que vão decorrer entre as 16h00 e as 19h00, a intervenção vai acontecer em dez escolas e chegar a 225 alunos.