Tempo
|

Termas portuguesas e espanholas querem turistas da América Latina

27 fev, 2015 • Ana Carrilho

As termas nacionais ainda recebem poucos estrangeiros, admitem os responsáveis.

Portugal e Espanha têm que se assumir como um destino comum para os turistas que procuram férias de saúde e bem-estar. A ideia foi defendida por Alejandro Rubin Carballo, director-geral da Expourense, na apresentação da TERMATALIA 2015, feita na BTL – Feira de Turismo de Lisboa.

A TERMATALIA, Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, decorre na cidade espanhola de Ourense de 24 a 26 de Setembro e nela participam representantes de 25 países, entre os quais Portugal.

Em declarações à Renascença, Alejandro Carballo considera que “é preciso pensar nos milhões de turistas de países emergentes da América Latina, como o Brasil, Peru ou Colômbia e que têm dinheiro para viajar. Além da qualidade das águas, os países ibéricos têm a vantagem da língua”, sublinha. Sem esquecer a gastronomia e as paisagens.

O responsável espanhol lembra ainda que, a nível mundial, este é um sector em que se prevê crescimento muito mais acelerado do que no turismo tradicional, cerca de 9% até 2017. E pode gerar mais de 11 milhões de empregos directos.

“As pessoas estão cada vez mais a voltar às origens, ao bem-estar, mais do que ao tratamento da doença”, reforça Adriano Barreto Ramos, delegado da Termatalia em Portugal e director-geral das Termas da Calda da Felgueira.

Barreto Ramos admite que as termas nacionais ainda recebem poucos estrangeiros, pelo menos para fazerem programas de média e longa duração. “Mas isso poderá mudar dentro de poucos anos”, refere, ao mesmo tempo que revela que o mercado de bem-estar tem crescido cerca de 10% por ano, nos últimos anos enquanto o termalismo tradicional está a perder cada vez mais gente.

Segundo Barreto Ramos, o ano passado mais de 100 mil pessoas fizeram programas de bem-estar de pelo menos duas noites nas termas portuguesas. Mas o crescimento é contínuo e a presença na única Feira Internacional de Turismo Termal Ibérica contribui decisivamente para captar mais turistas.

Em Portugal, grande parte das termas situa-se nas zonas Centro e Norte.