Tempo
|

Um morto e dois feridos em acidente com grua na Universidade de Évora

27 fev, 2015

Vítima mortal tinha 53 anos. Os três funcionários estavam a proceder à poda de plátanos, uma operação de rotina, quando a máquina se virou.

Um morto e dois feridos em acidente com grua na Universidade de Évora
Um acidente numa obra na Universidade de Évora provocou uma vítima mortal e dois feridos. Na origem do incidente esteve queda de uma grua de um muro no parque desportivo.

Segundo a Renascença apurou os três funcionários estavam a proceder à poda de plátanos no local, uma operação de rotina, quando a máquina se virou provocando um morto e dois feridos, um grave e outro ligeiro (o manobrador da máquina).

"Tudo aponta para que seja um acidente de trabalho. Estavam dois funcionários em cima de uma grua que tombou e os funcionários cairam. Temos três vítimas, uma já estava cadáver, outra vítima grave e outra que tudo indica ligeira que era quem estava a manobrar a máquina", disse à Renascença o subcomissário da PSP, Pedro Ferro.
 
A vitíma mortal tinha 53 anos e o ferido grave cerca de 50 anos, ambos funcionários da Universidade  de Évora. Já o ferido ligeiro, com cerca de 27 anos, é funcionário da empresa que aluga a máquina para estes trabalhos de poda na universidade.

Os dois feridos foram transportados para o Hospital de Évora. O ferido grave segundo fonte hospitalar é um "politraumatizado" e o prognóstico é "reservado".

Prestaram socorro às vítimas, dez bombeiros da corporação de Évora, apoiados por três veículos e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital do Espírito Santo de Évora.

A PSP e a Protecção Civil investigam as causas do acidente, que ocorreu cerca das 11h00.

Na primeira reacção ao acidente, a reitora da Universidade de Évora rejeita que a segurança no local não estivesse acautelada. "Teoricamente tínhamos um serviço de poda normal, cuja área estava concessionada com uma máquina que é alugada", disse Ana Costa Freitas.

A reitora diz ainda que estão a ser apuradas as causas mas que o caso vai ser reportado à"Inspecção-Geral da Educação e Ciência".