Emissão Renascença | Ouvir Online

"Quem te ama não te agride!"

12 fev, 2015

Desportistas, actrizes e apresentadores são alguns dos protagonistas de uma nova campanha contra a violência no namoro.

"Quem te ama não te agride!"
O Governo lança esta quinta-feira uma nova campanha nacional contra a violência no namoro. O futebolista William Carvalho, o surfista Vasco Ribeiro e a apresentadora Sílvia Alberto são alguns dos rostos em "Quem te ama não te agride!".

A ideia é sensibilizar, educar e prevenir para uma forma de estar que pode vir a tornar-se mais tarde em casos de violência doméstica. O último estudo nesta matéria, publicado há cerca de dois meses, revela que um terço dos jovens entre 15 e os 20 anos admitiu ter adoptado um comportamento violento no namoro, pelo menos uma vez.

Estes números levam a secretaria de Estado da Igualdade a admitir ser necessário actuar cada vez mais cedo. Teresa Morais explicou que a campanha nasceu da "necessidade de passar uma mensagem forte aos rapazes e raparigas que aceitam a violência e que são agressores e agressoras no namoro no sentido de que esse não é um caminho saudável nos seus relacionamentos e que não devem aceitar como normais determinados comportamentos".

A campanha do Governo é apresentada por Teresa Morais e pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, na sessão de lançamento da acção de voluntariado jovem "Namorar com Fair Play", que irá decorrer na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa.

Os estudos apontam para uma "percentagem muito significativa" de rapazes e raparigas que admitem já ter sido vítimas (22,5%) ou agressores (25%) nas suas relações de namoro.

Muitos destes jovens não mostram ter consciência de que alguns comportamentos que praticam, como controlar as mensagens de telemóvel, impedir contactos com os amigos ou fazer cenas obsessivas de ciúmes, sejam formas de violência.

Uma luta intensa
Para muitos jovens, "estas formas de violência são frequentemente confundidas como manifestações de interesse e de amor", disse Teresa Morais. Outra situação preocupante é o facto de a violência nas relações de namoro ser "um factor preditor da violência conjugal", que tende a agravar-se com o passar do tempo.

Um estudo recente "deixa claro" que muitos destes rapazes e raparigas reconheceram ter vivenciado na própria família situações de violência. Para a secretária de Estado, este circuito tem que ser interrompido "o mais cedo possível", através do aprofundamento da prevenção e de um maior investimento na educação, o que, na sua opinião, "sempre foi o ponto mais frágil das políticas públicas das últimas décadas".

A campanha tem a preocupação de apontar diversas formas de violência e "chamá-las pelos nomes", deixando a mensagem: "Se alguém te agride, se alguém te humilha, se alguém te controla, se alguém te isola dos amigos, isso não é amor, é violência".

Para isso, conta com a ajuda de rapazes e raparigas que, sendo figuras públicas, são ouvidos pelos jovens e "podem ajudar nesta luta imensa que é trazer à comunidade, às vítimas e aos agressores a consciência do que se está a passar".

O tenista Diogo Chen, o ciclista Ivo Oliveira, as actrizes e apresentadores Cláudia Semedo, Lucília Raimundo, Raquel Oliveira, Maria Leite, Teresa Tavares e João Paulo Sousa e a jornalista Joana Latino são os restantes protagonistas da campanha.