Tempo
|

Presidente dos Açores diz que nunca sugeriu que Lajes fossem geridas por outros

28 jan, 2015

Vasco Cordeiro esteve reunido esta quarta-feira com Pedro Passos Coelho.

Presidente dos Açores diz que nunca sugeriu que Lajes fossem geridas por outros

O presidente do Governo Regional dos Açores diz que nunca colocou a possibilidade da base militar das Lajes ser utilizada por outra entidade que não os Estados Unidos, escusando-se a comentar directamente as declarações do ministro da Defesa.

As posições de Vasco Cordeiro foram assumidas numa conferência de imprensa em São Bento, quando questionado sobre as afirmações de José Pedro Aguiar-Branco, que em entrevista à Renascença criticou a ideia de permitir a utilização das Lajes pela China, como alternativa aos cortes anunciados pelos Estados Unidos da América.

"As relações geoestratégicas mundiais, nomeadamente no âmbito do que são as nossas alianças de defesa, não são tratadas com essa ligeireza", declarou o ministro da Defesa.

A este propósito, o presidente do executivo açoriano convidou os jornalistas "a revisitarem" as suas declarações na entrevista à RTP e à saída da audiência com o Presidente da República.

"Algumas das coisas que vi relatadas sobre essas declarações não correspondem ao que foi dito", afirmou Vasco Cordeiro.

Neste contexto, o presidente do Governo Regional dos Açores advertiu nunca ter colocado a hipótese da base militar das Lajes poder vir a ser utilizada por outros países.

"As declarações do senhor ministro da Defesa têm a ver directamente com a possibilidade de utilizar a base militar por outras entidades, ora esta possibilidade, conforme tive o cuidado de referir quer na entrevista, quer nas declarações, julgo que não é uma possibilidade que se coloque neste momento", sublinhou, dizendo não querer fazer mais comentários.