Emissão Renascença | Ouvir Online

Acordo sobre medicamento contra a hepatite C "dentro de dias"

28 jan, 2015

Infarmed pode chegar em breve a acordo com o laboratório que comercializa o Sofosbuvir. A garantia é do presidente da autoridade do sector.

O presidente do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) acredita que "dentro de dias" poderá surgir o acordo com o laboratório que comercializa o Sofosbuvir, um novo medicamento contra a hepatite C, aguardando resposta da empresa à última proposta do instituto.

Eurico Castro Alves reagia desta forma à notícia do "Jornal de Notícias", que esta quarta-feira dá conta de uma união dos maiores hospitais do país contra a empresa que vende o novo fármaco da hepatite C.

De acordo com o jornal, "os hospitais de S. João e de Santo António, no Porto, os hospitais universitários de Coimbra, o Hospital de Santa Maria e o Centro Hospitalar Lisboa Central (S. José) decidiram unir-se e tomar uma posição de força contra a farmacêutica norte-americana Gilead Sciences".

"Os cinco hospitais juntaram-se para interpor uma providência cautelar por abuso de posição dominante contra a empresa que vende o novo fármaco da hepatite C" e "vão fazer queixa na Autoridade da Concorrência", escreve o diário.

Sem comentar a iniciativa, Eurico Castro Alves disse que está nas mãos do laboratório uma proposta do Infarmed sobre o preço do Sofosbuvir, que o presidente do Infarmed acredita que vai ser bem-sucedida.

Após longas negociações, o Infarmed acredita agora que o acordo poderá estar para "dentro de dias".

Eurico Castro Alves realçou a boa vontade manifestada pela Gilead, que ofereceu cem tratamentos ao SNS, mas lembrou que um outro laboratório também ofereceu 130 tratamentos.