Emissão Renascença | Ouvir Online

Syriza ficou a dois deputados da maioria absoluta

26 jan, 2015

Partido de Alexis Tsipras conseguiu mais de 36% dos votos nas legislativas gregas. Vai agora começar a procurar uma solução para formar Governo.

Syriza ficou a dois deputados da maioria absoluta

O partido antiausteridade Syriza foi o grande vencedor das eleições legislativas de domingo, na Grécia, mas ficou a dois deputados da maioria absoluta.

Com praticamente todos os votos contados, o movimento liderado por Alexis Tsipras conseguiu 36,34%, o que equivale a 149 deputados.

O segundo partido mais votado foi a Nova Democracia, do até aqui primeiro-ministro Antonis Samaras, que arrebatou 27,81 % dos votos e não foi além dos 76 deputados.

Os neonazis da Aurora Dourada e o To Potami, de centro-esquerda, conseguiram 17 assentos no parlamento, cada um.

O Partido Comunista grego conquistou 15 deputados, seguido dos Gregos Independentes (ANEL) com 13 e dos socialistas do PASOK também com 13.

Depois da vitória sem maioria absoluta, o Syriza vai agora começar a procurar uma solução para formar Governo.

Alexis Tsipras vai ser chamado pelo Presidente da República, Karolos Papoulias, que vai dar três dias ao líder do Syriza para encontrar uma solução de Governo.

Há dois partidos com quem Tsipras se poderá entender. Um deles é o To Potami, liderado pelo jornalista e estrela de televisão Stavros Theodorakis, que exige a manutenção da Grécia no euro e na União Europeia.

Outra hipótese de coligação são os Gregos Independentes, de direita, fundados por Panos Kammenos, um dissidente da Nova Democracia. Este partido rejeita o memorando da troika e não quer receber ordens do estrangeiro.

As negociações poderão começar já esta segunda-feira de manhã.