Alexis Tsipras: "A Grécia virou a página"

25 jan, 2015

Líder do Syriza garante que a austeridade ficou para trás. A coligação de esquerda radical está à beira da maioria absoluta.
Alexis Tsipras: "A Grécia virou a página"
Alexis Tsipras: "A Grécia virou a página"
O Syriza, coligação de extrema-esquerda, venceu as eleições na Grécia. No primeiro discurso, o líder Alexis Tsipras anunciou o fim da austeridade. “Hoje celebramos, amanhã começamos a trabalhar. O memorando da austeridade e da destruição, a troika, é passado”, disse. Perante milhares de pessoas que se juntaram na praça em frente da Universidade de Atenas, o futuro primeiro-ministro grego acrescentou que a vitória do Syriza “é um sinal importante para uma Europa em mudança".

O Syriza, coligação de esquerda radical, venceu as eleições na Grécia. No primeiro discurso, o líder Alexis Tsipras anunciou o fim da austeridade.

"Hoje celebramos, amanhã começamos a trabalhar. O memorando da austeridade e da destruição, a troika, é passado", disse.

O futuro primeiro-ministro grego acrescentou que ganhou "a Grécia que trabalha e tem esperança". "É um sinal importante para uma Europa em mudança", disse Tsipras perante milhares de pessoas que se juntaram na praça em frente da Universidade de Atenas.

"Reganhamos a esperança, o optimismo e a dignidade. O povo grego escreveu história, a esperança fez história, a Grécia virou a página", acrescentou Tsipras.

"Não há vencedores nem vencidos. Recuperámos a nossa dignidade", declarou.

O Syriza arrecadou 36,06% dos votos nas eleições legislativas deste domingo. São dados oficiais, numa altura em que ainda se contam os votos, divulgados na página do Ministério do Interior da Grécia.

Este resultado representa 149 deputados dos 300 que compões o parlamento. O partido conservador Nova Democracia, até agora no governo, arrecada 28,12% (77 parlamentares).