Emissão Renascença | Ouvir Online

Romaria a Évora. São 100 e fazem 250 quilómetros para apoiar Sócrates

25 jan, 2015

São esperados este domingo às 15h00 pelo menos 100 pessoas da região da Covilhã, de onde o ex-primeiro ministro é originário, para participarem numa acção de solidariedade com José Sócrates.

Romaria a Évora. São 100 e fazem 250 quilómetros para apoiar Sócrates
Viajam de autocarro, pagam 12 euros, e vão até ao estabelecimento prisional de Évora  para manifestar solidariedade com o ex-primeiro ministro, José Sócrates. São pelo menos cem pessoas e vêm todos da região da Covilhã. A concentração é às 15h00, no local em que José Sócrates está detido há dois meses.

A iniciativa está a ser organizada por um empresário da Covilhã, amigo de José Sócrates. A concentração é descrita como sendo um movimento de solidariedade apartidária, pacífica e respeitadora.

No total, serão dois autocarros em que cada um dos participantes pagará o próprio bilhete de autocarro, no valor de 12 euros.

A manifestação será silenciosa, sem bandeiras e não pretende ser contra a Justiça, sendo que um dos manifestantes entrará no estabelecimento prisional de Évora para entregar uma mensagem de apoio ao homem que liderou o Governo de 2005 a 2011.

José Sócrates cresceu e iniciou o percurso profissional e político na Covilhã, sendo que recebeu da sua terra natal a Chave da Cidade e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal em Outubro de 2014.

O ex-primeiro ministro está detido desde 21 de Novembro, quando uma operação policial o interceptou no aeroporto de Lisboa, depois de uma viagem desde Paris.

O ex-chefe do Governo está indiciado dos crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e corrupção.

[Notícia alterada às 15h23, retirada a referência errónea da Covilhã como capital de distrito]