Tempo
|

Lisboa. Presépio na Cidade acolhe bênção das grávidas no sábado

19 dez, 2014 • Ângela Roque

A Via da Alegria vai ligar o Príncipe Real à Basílica dos Mártires, onde às 18h30 terá lugar a bênção das grávidas, presidida por D. Manuel Clemente.  

Ha "Presépio na Cidade” e mora no Chiado, em Lisboa. O presépio está instalado junto à Basílica dos Mártires, onde ao longo do mês têm ocorrido diversas iniciativas. Duas delas, a Via da Alegria e a bênção das grávidas, estão previstas para este sábado.

"Temos a bênção das grávidas, na Basílica dos Mártires, com a presença do Patriarca de Lisboa. Antes, nesse mesmo dia, antes vamos ter a Via da Alegria que este ano terá um formato diferente, porque vamos ter um Auto de Natal no Presépio na Cidade, vai haver uma interacção entre a Sagrada Família e as pessoas que passam", explica Sofia Guedes, da organização.

A Via da Alegria vai ligar o Príncipe Real à Basílica dos Mártires, onde às 18h30 terá lugar a bênção das grávidas, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Esta é já a 15ª edição do "Presépio na Cidade", que tem como objectivo lembrar a quem faz compras no Chiado a razão por detrás do Natal. Sofia Guedes garante que vale a pena: "Na cidade as pessoas andam muito mais sós, somos muitos, mas andamos sozinhos. E essa capacidade de estarmos ali naquele espaço a olhar e ver as pessoas, convidá-las a entrar e falar um bocadinho com elas e também pô-las a reflectir, haver diálogo. Há muita gente que precisa de conversar, e nós estamos ali e vamos ouvindo. É um lugar de encontro, é um lugar de paz."

O Presépio na Cidade está instalado na Rua Garrett, em Lisboa. É montado e desmontado todos os dias, por questões de segurança, depois da oração do terço às 18h30.

"Gostamos muito de rezar pelas famílias", sublinha Sofia Guedes. "Temos instituições que este ano quiserem rezar connosco, como a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, o Apoio à Vida e muitas famílias que se foram juntando todos os dias".

Este é também um "presépio peregrino" que este ano foi levado a vários locais, como a prisão de Tires, a maternidade Alfredo da Costa e o Hospital Dona Estefânia, entre outros.