Emissão Renascença | Ouvir Online

Trabalhadores da STCP marcam quatro dias de greve para Janeiro

19 dez, 2014

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto vai parar em protesto contra o despedimento de dez motoristas nos dias 6, 7, 8 e 9.

As organizações representativas dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) marcaram uma greve de quatro dias -  de 6 a 9 de Janeiro - contra o despedimento de dez motoristas.

"A intenção do conselho de administração da STCP de proceder ao despedimento de dez motoristas no próximo mês levará a uma firme e determinada resposta de todos os trabalhadores", avança, em comunicado, a Comissão de Trabalhadores (CT) da STCP, para quem "está em causa não só a defesa dos postos de trabalho mas também a qualidade do serviço prestado aos utentes".

Adiantando que o quadro de pessoal da empresa conta já com um défice de cerca de 140 motoristas, o que leva a que cerca de 140 serviços fiquem por realizar diariamente, os trabalhadores afirmam que estes motoristas cujos contratos não serão renovados "já deviam integrar o quadro de pessoal efectivo da empresa, pois estão há cinco anos e meio a laborar com contratos a termo ilegais".

No comunicado, a CT da STCP anuncia também a "recusa de todo o trabalho extraordinário com efeitos imediatos e por tempo indeterminado", alertando que se a situação "não for revertida" fica em aberto a marcação de novas greves.