Emissão Renascença | Ouvir Online

Estes universitários querem plantar sementes em Marte

18 dez, 2014 • Manuela Pires

Uma equipa de jovens cientistas do Grande Porto está entre os dez finalistas da competição que vai permitir ao vencedor enviar materiais para Marte.

Estes universitários querem plantar sementes em Marte

São sementes da família das couves e da mostarda e podem ter nova morada em breve: uma equipa de jovens universitários do Porto quer levá-las para Marte. E pode consegui-lo: formam uma das dez equipas finalistas da competição mundial "Mars One".

A equipa vencedora tem a hipótese de levar uma experiência para Marte, em 2018, numa missão não tripulada. Os resultados serão conhecidos a 5 de Janeiro.

Guilherme Aresta é um dos elementos da equipa SEED. Estuda engenharia biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. À Renascença explicou como tudo poderá funcionar: "As sementes vão para o planeta vermelho numa caixa do tamanho de uma caixa de sapatos. Dentro dessa caixa há outras mais pequenas onde estão as sementes. Elas vão ser germinadas em Marte após a injecção de um meio que contenha água e os meios necessários para o crescimento".

As instruções para germinar as sementes serão enviadas a partir da Terra. Teresa Araújo, outra estudante universitária que integra esta equipa, diz que "a informação é passada através da central do Rover, depois através de imagens e dos sensores é possível ver se tudo está a correr bem". "Caso contrário, alteramos os sinais".

Esta equipa de estudantes universitários do Porto está a competir com mais nove equipas – cinco dos Estados Unidos, uma do Reino Unido, uma da Índia, uma equipa da Austrália e uma da Alemanha.

O vencedor é escolhido via internet. A votação pode ser feita nas redes sociais. Por exemplo no Facebook, basta entrar na página "Seed for Mars" e fazer "Gosto".

A Mars One é uma fundação sem fins lucrativos holandesa que pretende estabelecer a primeira base humana em Marte antes de 2030. Em 2018 vai ser enviada uma missão não tripulada que vai levar a carga experimentar da equipa universitária vencedora.