Emissão Renascença | Ouvir Online

Vladimir Putin

Culpa da crise do rublo: factores externos. Solução: levará até dois anos

18 dez, 2014

A moeda perdeu 40% do seu valor desde Junho, mas o Presidente russo assegura que a saída da crise e o posterior crescimento económico do país "são inevitáveis”.

Culpa da crise do rublo: factores externos. Solução: levará até dois anos
O Presidente Russo, Vladimir Putin, diz que a actual situação económica na Rússia é provocada por factores externos, mas garante que precisa apenas de dois anos, no pior dos cenários, para sair da crise.

Na habitual conferência de imprensa de final de ano, em Moscovo, Putin garantiu que o Estado está a tomar as medidas necessárias para superar as dificuldades desencadeadas pela descida do preço do petróleo e pelas sanções internacionais aplicadas à Rússia.

Putin assegura que a saída da crise e o posterior crescimento económico do país "são inevitáveis", apesar de a economia mundial dar sinais de abrandamento.

O discurso do Presidente da Rússia era aguardado com grande expectativa depois da desvalorização do rublo, que perdeu 40% do seu valor desde Junho, numa altura em que os preços do petróleo estão em mínimos de cinco anos.

Em relação à Ucrânia, Putin diz que a crise deve ser resolvida o mais depressa possível e não através de sanções económicas ou pelo uso da força.

Questionado pelos jornalistas sobre as divisões na Europa na sequência da crise na Ucrânia, atirou as culpas para as potências ocidentais, que acusa de expandirem a NATO para território russo e de expandirem o sistema antimíssil.

Já no final desta conferência, Vladimir Putin garantiu que a Rússia não vai olhar a custos na organização do Mundial de futebol de 2018.