Tempo
|

Finlândia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

28 nov, 2014

Casais homossexuais vão poder adoptar crianças e adoptar o apelido do conjugue.

O parlamento da Finlândia aprovou, esta sexta-feira, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, com 105 votos a favor e 92 contra.

A medida vai tornar os casamentos homossexuais e heterossexuais iguais perante a lei, o que significa que ambos os casais têm o mesmo direito de adoptar crianças ou adoptar o apelido do conjugue.

“A Finlândia deve esforçar-se para ser uma sociedade onde a discriminação não existe, onde os direitos humanos são respeitados e onde dois adultos se podem casar independentemente da sua orientação sexual”, disse antes da votação o primeiro-ministro finlandês, Alexander Stubb.
 
Já os deputados do parlamento que votaram contra argumentaram que as crianças devem ter o direito a ter um pai e uma mãe.

Na Finlândia, os casais homossexuais já podiam unir-se em união de facto desde 2002, mas até agora o país era o único da Escandinávia a não permitir o casamento entre casais do mesmo sexo.

A Finlândia é o 12.º Estado europeu a aprovar esta medida. Bélgica, Dinamarca, França, Islândia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido são os outros países onde a lei já foi aprovada.

[Notícia corrigida às 12h29]