Tempo
|

Erupção vulcânica em Cabo Verde vista do espaço

28 nov, 2014

Apesar da lava, alguns moradores já começaram a regressar a casa.

Erupção vulcânica em Cabo Verde vista do espaço
Um rio de lava que se vê do espaço. Imagens de satélite, agora divulgadas, mostram a dimensão da erupção vulcânica na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, de uma nova perspectiva. 

Neste momento, não há populações em risco por causa do vulcão em actividade, mas a lava continua a escorrer e a preocupar as autoridades locais, uma vez que alguns populares começaram a regressar, cedo demais, às suas casas na localidade de Portela.

Portugal enviou esta sexta-feira a fragata Álvares Cabral para prestar auxílio no combate às consequências da erupção vulcânica.

Segundo a jornalista no local Isabel Marques Nogueira, as populações necessitam, sobretudo, de apoio médico e de medicamentos de combate às alergias.

A fragata portuguesa vai disponibilizar a sua capacidade de transporte marítimo, mas também aéreo, uma vez que dos seus equipamentos faz parte um helicóptero "Westland".

Para uma missão projectada para 15 dias, a tripulação foi reforçada com mergulhadores dos fuzileiros, e uma equipa médica (também da Marinha). Segue viagem com um total de 201 militares.

A bordo vai ainda diverso equipamento cedido pela Protecção Civil, pelo INEM, pelo Instituto Superior Técnico e pelo Instituto Camões.

Quanto ao equipamento de telecomunicações por satélite, que também tinha sido pedido por Cabo Verde e disponibilizado por Portugal, seguirá por avião.