Tempo
|

Apreendidas 20 toneladas de haxixe em pesqueiro português

27 nov, 2014

Aquando da abordagem à embarcação, os tripulantes incendiaram parte da carga, dando origem a uma explosão. Duas pessoas ficaram gravemente feridas.

As autoridades portuguesas, em colaboração com as espanholas, desencadearam uma operação que culminou com a detenção de 11 suspeitos e na apreensão de cerca de 20 toneladas de haxixe, transportados no interior de um pesqueiro português.

A informação é avançada pela Polícia Judiciária através de um comunicado enviado às redacções. De acordo com a nota, a “Operação Adiada” decorreu no âmbito de uma investigação de combate ao tráfico internacional de haxixe, tutelada pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que decorria há vários meses.

“O pesqueiro foi interceptado a pedido das Autoridades Portuguesas já no mar Mediterrâneo, quando navegava em águas internacionais, por meios navais da Marinha de Espanha e elementos da Agência Tributária Espanhola”, descreve a Judiciária.

“No momento da abordagem, os tripulantes do pesqueiro fizeram explodir um bidão de gasolina com o intuito de incendiar e afundar a embarcação e, assim, fazer desaparecer a droga que transportavam. Dois dos tripulantes do pesqueiro ficaram feridos com gravidade e foram evacuados pelo serviço de salvamento marítimo de Espanha”, acrescenta o comunicado.

Os 11 detidos, de várias nacionalidades, vão ser ouvidos em tribunais portugueses e espanhóis para aplicação de medidas de coacção.