“Despeço-me com amizade”. Morreu Sousa Veloso

27 nov, 2014 • Cristina Nascimento

Licenciado em Agronomia, o engenheiro ficou famoso por ter apresentado durante 30 anos o programa "Tv Rural".
“Despeço-me com amizade”. Morreu Sousa Veloso
“Despeço-me com amizade”. Morreu Sousa Veloso
José Sousa Veloso morreu esta quinta-feira, aos 88 anos. Licenciado em Agronomia, o engenheiro ficou famoso por ter apresentado durante 30 anos o programa da RTP "Tv Rural".
Morreu o engenheiro agrónomo Sousa Veloso, o carismático apresentador do programa de domingo da RTP "TV Rural". Faleceu aos 88 anos. A notícia já foi confirmada por fonte próxima da família.

José Sousa Veloso, de origem beirã, mas já nascido em Lisboa, licenciou-se agronomia, em 1954, pelo Instituto Superior de Agronomia.

O programa que lhe trouxe fama – o “TV Rural” – começou a ser emitido a 6 de Dezembro de 1960 e terminou a 15 de Setembro de 1990, depois de 1.500 horas de emissão. Ficou para a memória da televisão nacional a frase com que fechava a emissão: "Despeço-me com amizade, até ao próximo programa".

Em entrevista ao Correio da Manhã, em 2004, Sousa Veloso explicou que a ideia da criação do programa foi do secretário de Estado da Agricultura, Quartim Graça. “Queria que fossem divulgados na televisão acontecimentos sobre a evolução positiva da agricultura portuguesa”, revelou.

Nos ecrãs da televisão, Sousa Veloso passou pelo Estado Novo, o 25 de Abril e por vários governos da democracia. O programa ia sempre para o ar, mesmo nos dias quentes de Abril.
 
"Os militares deixaram-me entrar na Radiotelevisão Portuguesa a 26 de Abril, o dia seguinte, enquanto muitos ficaram à porta. Estava eu a montar e ouvia no estúdio ao lado aqueles programas dos militares a chamarem fascista a coisas como o emparcelamento", explicou ao Correio da Manhã.

Com o passar dos anos, o programa começou a entrar em fase descendente, até que, em 1990, por decisão do ministro da Agricultura Arlindo Cunha, foi retirado do ar. "O fim do programa foi um desgosto enorme", admite Sousa Veloso, tendo, no entanto, por consolo, o carinho do público que se prolongou por muitos anos. "Ainda hoje as pessoas continuam a conhecer-me e a tratar-me muito bem. Várias gerações me viram na televisão. Ainda ontem uma rapariga com um bebé dentro dela, quis beijar-me e falou-me com grande satisfação", contava Sousa Veloso.