Tempo
|

Dez distritos e ilhas sob aviso laranja

27 nov, 2014

Quinta-feira volta a ser um dia marcado pela chuva e vento em todo o país. Madeira está sob aviso vermelho devido à agitação marítima forte.

Dez distritos e ilhas sob aviso laranja
Guarda, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão esta quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, vento forte e agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Também os arquipélagos dos Açores e da Madeira estão sob aviso laranja, com a Madeira sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido à agitação marítima forte, com previsão de ondas de noroeste, com cinco a sete metros, e vento forte com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora.

O IPMA colocou sob aviso amarelo por causa da chuva e vento forte os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra e Viseu.

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra e Castelo Branco estão também sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 1.400/1.500 metros.

O aviso laranja, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado.

Em Lisboa e em Portalegre prevê-se uma máxima de 13 graus, no Porto, Coimbra, Leiria e Faro 16, Vila Real, Viseu e Castelo Branco 12, Bragança 10, Guarda 7, Braga, Viana do Castelo e Beja 15, Évora 14, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17, Santa Cruz das Flores 18 e Funchal 20.

Barras fechadas
As barras marítimas de Esposende e de São Martinho do Porto estão fechadas à navegação esta quinta-feira e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima, informou a Marinha Portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

Também a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimentos inferior a 11 metros.

A barra de Vila do Conde está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

[actualizada às 9h15]