Emissão Renascença | Ouvir Online

Buscas em farmácias, armazenistas de medicamentos e consultórios médicos

24 nov, 2014 • Celso Paiva Sol

Buscas estão a ser efectuadas na zona da Grande Lisboa e na região Sul do país.

É mais uma operação de combate à fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS): magistrados do Ministério Público e inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária estão a realizar buscas em farmácias, armazenistas de medicamentos e consultórios médicos, para além de várias residências.

As buscas estão a ser efectuadas na zona da Grande Lisboa e na região Sul do país.

Em causa está mais um alegado esquema de emissão de receitas falsas, que, segundo o Ministério Público, permitiriam receber fraudulentamente a comparticipação de medicamentos.

Esta operação, dirigida pelo Ministério Público, está relacionada com o processo principal, denominado "Remédio Santo", avança a agência Lusa.

O "Remédio Santo" envolve mais de duas centenas de casos de fraude no SNS, no valor global superior a 200 milhões de euros.

Também no âmbito do processo "Remédio Santo", em Outubro, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) comunicou o encerramento de um inquérito com a acusação de 20 arguidos, três dos quais pessoas colectivas, que "forjavam receitas" médicas.

As receitas, neste caso, eram depois submetidas ao "pagamento da comparticipação pelo SNS dos medicamentos, de elevado preço e comparticipados a 100% ou 95%”.

[Actualizada às 18:29 de 24 de Novembro]