Emissão Renascença | Ouvir Online

Cabo Verde. Lava avança "um metro a cada cinco minutos"

24 nov, 2014

Apesar de ter sido dada uma ordem de evacuação, alguns cabo-verdianos recusam a abandonar as casas, com medo de pilhagens.

Cabo Verde. Lava avança "um metro a cada cinco minutos"
As autoridades monitorizam com alguma preocupação o estado do vulcão na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, que levou à evacuação da quase totalidade dos habitantes da região.

“Continuam pessoas na localidade de Chã das Caldeiras, que teimam em não sair de casa com receio de pilhagens, apesar da polícia nacional e da Protecção-Civil estar no local”, disse à Renascença Benvindo Neves, jornalista da Rádio de Cabo Verde.

Benvindo Neves olha com “apreensão” para a evolução da lava, que já cortou acessos a Norte de Chã das Caldeiras e se prepara para cortar os acessos a Sul.

“A lava está a avançar a uma média de um metro a cada cinco minutos, uma velocidade considerada grande em termos de evacuação”, explica.

De acordo com as autoridades, não há previsão para que a população possa regressar a casa, já que a actividade vulcânica pode prolongar-se por mais de dois meses.

Depois deste vulcão ter entrado em erupção no domingo, a intensidade aumentou para o nível máximo, numa escala de cinco níveis.

O primeiro-ministro do país apelou à calma da população e admitiu estar a ponderar pedir ajuda internacional. As Canárias e os Estados Unidos já se ofereceram para ajudar com meios humanos e materiais.