Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo promete qualificar desempregados de longa duração

24 nov, 2014

O secretário de Estado do Emprego propõe "elevar e actualizar as competências" de 20 mil portugueses.

O Governo garante que está a dar resposta ao desemprego estrutural no país e vai cumprir o que anunciou para os primeiros quatro meses de 2015: a qualificação desempregados de longa duração.

"Há o propósito de envolver cerca de 20 mil portugueses, desempregados de longa duração, em processos de qualificação", disse o secretário de Estado do Emprego, respondendo à reportagem da Renascença "Excluídos do Orçamento. Há trabalho para 'novos velhos'?".

Octávio Oliveira refere que esta medida pode ser aplicada a alguém que tem experiência no mercado de trabalho, que hoje tem um desajustamento de qualificações, permitindo "de alguma forma elevar e actualizar as competências desta pessoa, no sentido de lhe dar mais probabilidades de empregabilidade no mercado".

O desemprego estrutural aumentou e representa já quase metade da taxa total, apesar desta ter descido de 13,9% para 13,1%, no terceiro trimestre deste ano, segundo os números do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Serão cerca de 315 mil pessoas que procuram emprego há mais de dois anos e que dificilmente serão absorvidos pelo mercado de trabalho, mesmo em situação de crescimento económico.