Tempo
|

Casa Diocesana de Vilar abre as portas a peregrinos de Santiago

23 nov, 2014 • Henrique Cunha

Objectivo é "apoiar os muitos peregrinos que vão passando pela cidade do Porto e que não dispõem de apoio nesta área”, através de uma "casa ainda num espaço rural no meio da cidade".

Para colmatar uma lacuna da cidade, numa altura em que o Porto está na moda como destino turístico, o antigo Seminário de Vilar vai inaugurar, no final de Janeiro, um albergue de apoio aos peregrinos de Santiago de Compostela.

A abertura oficial está marcada para 31 de Janeiro do próximo ano. O albergue terá capacidade para alojar 12 pessoas.

Desde o início de Novembro está, entretanto, disponível um serviço de quartos e de restauração para todos aqueles que escolhem a cidade do Porto para retemperar forças antes do retomar da caminhada.

O director da Casa Diocesana de Vilar, o padre Álvaro Mancilha, diz que o principal objectivo da iniciativa é “apoiar os muitos peregrinos que vão passando pela cidade do Porto e que não dispõem de apoio nesta área”, através de uma “casa ainda num espaço rural no meio da cidade”.

Para usufruir deste apoio o visitante terá, obrigatoriamente, de apresentar a Credencial de Peregrino. O frequentador do albergue será convidado a fazer uma pequena contribuição “livre e voluntária”. Já o serviço de quartos e restaurante “terá preços especiais para peregrino.

O padre Álvaro Mancilha admite que este novo serviço pode tirar proveito do facto do Porto estar na moda como destino turístico, mas não adverte que “nunca se deve esquecer a própria identidade do espaço, ou seja, um espaço da Igreja”, e diz o director da Casa Diocesana de Vilar, esta “é também uma forma de evangelizar”.

Criado em especial para o peregrino de Santiago, “a disponibilidade do serviço não será exclusiva”. O padre Mancilha garante que “se por acaso em vez de peregrino de Santiago, for peregrino de Fátima será igualmente bem acolhido”.