Tempo
|

Detenção de Sócrates vista de fora

22 nov, 2014

Espanha, França, Itália, Suíça e Bélgica são alguns dos países onde o antigo primeiro-ministri é notícia.

Detenção de Sócrates vista de fora

Vários órgãos de comunicação social internacionais estão a dar destaque à detenção do ex-primeiro-ministro português José Sócrates.

A agência France Presse (AFP) deu o alerta às 00h42 para noticiar a detenção do ex-chefe do Governo. "Portugal: O antigo primeiro-ministro José Sócrates detido no âmbito de um processo por fraude fiscal". A AFP acrescentou informações às 00h58 e desenvolveu a notícia à 01h29.

Em Espanha, a agência Efe noticiou a detenção de Sócrates às 00h45: "O ex-primeiro-ministro luso José Sócrates foi detido hoje pela sua presumível ligação a um caso de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção".

O site do diário espanhol “El País” noticiou à 01h29 a detenção do ex-chefe do Governo português com o título: “Detido o ex-primeiro-ministro luso acusado de corrupção".

O “El Mundo” destacou também o caso na sua página na internet, titulando: "Detido ex-primeiro-ministro luso por presumível fraude fiscal".

A agência italiana de notícias ANSA titula: “Portugal, preso ex-primeiro-ministro Sócrates”. Já o “La Repubblica” lembra que antigo governante vai ser presente a juiz este sábado.

A agência belga diz que o antigo primeiro-ministro foi detido esta sexta-feira no âmbito de um processo de alegada fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. A informação também já chegou à suíça.

Nos jornais britânicos, franceses e norte-americanos não havia, ao início da noite, qualquer notícia em destaque sobre a detenção de José Sócrates.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates foi detido para interrogatório no aeroporto de Lisboa quando chegava de Paris. A noticia foi avançada pelo "Sol".

A Procuradoria-Geral da República confirma, numa nota, a detenção de José Sócrates no âmbito de um processo em que se investigam "suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção".