Emissão Renascença | Ouvir Online

Novo recorde pago por diamante azul

21 nov, 2014

Um coleccionador chinês pagou, em leilão, 26 milhões de euros por um diamante de 10 quilates.

Novo recorde pago por diamante azul

Um diamante azul com cerca de dez quilates foi comprado por um chinês, de Hong Kong, por cerca 26 milhões de euros (32,6 milhões de dólares). O leilão foi promovido pela Sotheby's, uma casa de leilões em Nova Iorque, cujas vendas atraem coleccionadores de todo o mundo, com cada vez mais compradores chineses a procurar pedras preciosas.

O coleccionador anónimo ultrapassou seis licitantes ao estabelecer um novo recorde preço-por-quilate, informou a Sotheby's em comunicado, citado pela agência Reuters. O preço final pago duplicou o que estava estimado no pré-leilão.

A China lidera uma procura global neste sector, com as novas gerações a preferirem, cada vez mais, pedras preciosas ao tradicional anel de ouro para assinalar o noivado ou o casamento.

O número de vendas de diamantes na China cresceu 12% ao ano, entre 2008 e 2013, segundo um relatório da empresa De Beers. É hoje o segundo maior mercado, atrás dos Estados Unidos.

O fascínio dos chineses pela indústria de diamantes tem atraído joalheiros, mineiros e comerciantes. Marcas de renome como De Beers, Tiffany & Co e a divisão de diamantes da Rio Tinto Plc também estão a apostar no país, tentando liderar o crescimento do sector.