Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugueses vão comprar mais no Natal

01 nov, 2014

É o que diz um estudo anual da Cetelem.

Os portugueses contam comprar mais presentes este Natal. Em média cada pessoa deverá gastar 183 euros, mas a crédito a conta deverá ser o dobro. É o que revela o estudo anual da Cetelem, do grupo financeiro BNP Paribas, que inquiriu 600 portugueses, representativos da população.

Os portugueses contam gastar este Natal mais 69 euros em prendas do que no ano passado, o que dá um aumento de mais de metade, para 183 euros, em média.

Ainda segundo este inquérito, a maioria pensa oferecer presentes a cinco pessoas e gastar cerca de 37 euros com cada um, o valor mais alto desde 2011, ano em que começou a crise.

Em relação ao cartão de crédito, mantém-se praticamente inalterado o número de pessoas que admitem usar este meio de pagamento. No entanto, tencionam gastar mais 40% do que no ano anterior, cerca de 360 euros. Este é um agravamento que nunca se verificou desde que o país entrou em crise.

Também há mais inquiridos, quase três em cada 10, que admitem comprar presentes para si mesmo e aqui a preferência é claramente um smartphone.

Quando questionados sobre o que desejam receber, o vestuário surge no topo da lista, seguido de lazer e viagens, perfumes e relógios. Já sobre o que vão oferecer: vestuário e brinquedos são as primeiras opções.

Uma última nota sobre as viagens. Os portugueses continuam a passar o Natal e o fim-de-ano em casa, mas já são menos os que justificam esta opção por falta de dinheiro.

Este estudo foi realizado com base em entrevistas telefónicas entre 30 de Setembro e 2 de Outubro. O erro máximo é de 4%, para um intervalo de confiança de 95%.