Emissão Renascença | Ouvir Online

Ana Gomes defende o reforço de sanções contra a Rússia

31 out, 2014

Pelo segundo dia consecutivo foram interceptados dois bombardeiros Tupolev pela Força Aérea Portuguesa.

Ana Gomes defende o reforço de sanções contra a Rússia

A eurodeputada Ana Gomes defende o reforço de sanções contra a Rússia depois de aviões russos terem invadido espaço aéreo controlado por Portugal.

“Do meu ponto de vista essas sanções têm que ser devidamente calibradas a todo o tempo de maneira a que, tanto quanto possível, poupem o povo russo, mas efectivamente atinjam o coração da elite russa no poder, que têm imensos interesses no Ocidente, designadamente na Europa. É preciso que eles sintam que há consequências que têm que enfrentar por este tipo de acções provocatórias”, disse.

A eurodeputada socialista diz que as relações entre a União Europeia e a Rússia entraram numa fase complicada, mas defende que a resposta a Moscovo tem que ser clara e proporcional, sem que se inicie uma escalada de tensão.

A embaixadora Ana Gomes propõe, por exemplo, que a União Europeia reveja a atribuição de “vistos gold” a cidadãos russos.

Ana Gomes considera ainda que está em causa a segurança dos voos civis do espaço europeu, já que os aviões russos não têm planos de voo.

Esta sexta-feira - e pelo segundo dia consecutivo - foram interceptados dois bombardeiros Tupolev pela Força Aérea Portuguesa.