Emissão Renascença | Ouvir Online

Aparelho espacial da Virgin despenha-se na Califórnia

31 out, 2014

A "SpaceShipTwo”, que fazia um dos seus primeiros voos de teste, despenhou-se poucos segundos depois do seu lançamento. Dos dois pilotos a bordo, um morreu e outro ficou ferido.

Aparelho espacial da Virgin despenha-se na Califórnia
Um aparelho sub-orbital, que a empresa Virgin Galactic estava a testar nos Estados Unidos, despenhou-se esta sexta-feira na Califórnia.

A bordo do “SpaceShipTwo”, que fazia o seu primeiro voo de teste, estavam dois pilotos. Um morreu e o outro ficou ferido, segundo avança a estação televisiva CNN.

“Durante o teste, o veículo sofreu uma anomalia séria, resultando na perda da SpaceShipTwo. Vamos trabalhar com as autoridades competentes para determinar as causas do acidente e fornecer novas informações assim que possível”, escreveu a empresa Virgin na rede social Twitter.

O aparelho estava a ser desenvolvido com vista à realização de voos espaciais de passageiros. Mais de 800 pessoas, entre eles o empresário português Mário Ferreira, já pagaram o depósito para a viagem suborbital, que custa mais de 150 mil euros. 

Segundo a empresa, o voo será feito primeiro até aos 45 mil pés e depois a nave é libertada até ao espaço, onde irá navegar a mais de 100 quilómetros da terra. Durante o trajecto, os passageiros poderão experienciar a “gravidade zero” e ver a Terra na totalidade.