Emissão Renascença | Ouvir Online

Elenco da nova Comissão Europeia está oficialmente fechado

21 out, 2014

Últimos "exames" de futuros comissários europeus decorreram sem sobressaltos.

Elenco da nova Comissão Europeia está oficialmente fechado

Está oficialmente fechada a composição da nova Comissão Europeia. Esta segunda-feira foi concluída sem sobressaltos a ronda de audições aos dois últimos elementos da “Comissão Juncker”.

As entrevistas do comissário indigitado para vice-presidente com a União Energética, Maros Sefcovic, e da comissária para os Transportes, Violeta Bluc, correram bem nas vésperas de o Parlamento Europeu votar na globalidade o novo elenco.
 
A composição da nova Comissão Europeia - que será votada na globalidade na quarta-feira pelos eurodeputados - deveria ter chegado já fechada a esta sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, mas o presidente da futura Comissão, Jean-Claude Juncker, teve de fazer alterações à lista original, depois de a eslovena Alenka Bratusek ter sido 'chumbada' devido à fraca prestação perante os eurodeputados, pelo que estas últimas audições
decorreram hoje de forma extraordinária.  
 
Sefcovic, que já tinha passado no 'exame' para a pasta dos Transportes, foi submetido a nova audiência para poder vir a assumir a vice-presidência com a tutela União Energética.  
 
O eslovaco disse esta segunda-feira que um dos seus principais objectivos é "garantir  a segurança energética" e prometeu uma posição forte com a Rússia a propósito do gás, que considera estar a ser usado como "instrumento de pressão", e considerou ainda que a Europa precisa de falar a uma só voz nesta questão.
 
Maros Sefcovic disse ainda que quer completar o mercado interno de energia, que porá um grande foco nas energias renováveis, e garantiu que a Comissão Europeia apresentará uma posição forte na cimeira do clima de Paris, em 2015, até porque defendeu que a UE deve estar na primeira linha das negociações internacionais contra as mudanças climáticas. 
 
Ao mesmo tempo que decorreu a audição de Sefcovic, que começou ao final da tarde e continuou já de noite, esteve a ser ouvida Violeta Bulc, a nova comissária indicada pela Eslovénia, a quem vinha sendo apontada falta de experiência política, pois a empresária chegou a ministra apenas em Setembro.
 
Bulc alertou para a importância de investir em infra-estruturas de Transportes, considerando que tem consequências a longo prazo "não dedicarem recursos suficientes em criar e manter vias de mobilidade". 
 
A anterior comissária indigitada pela Eslovénia, Alenka Bratusek, fez má impressão perante os eurodeputados, depois de, no seu país, já ter sido polémica ao nomear-se a ela própria para o lugar de comissária, depois de ter perdido as eleições na Eslovénia, quando era primeira-ministra. 
 
Esta terça-feira, os presidentes das comissões parlamentares envolvidas na constituição da Comissão e os líderes dos grupos políticos reúnem-se para avaliar de forma global as audiências no novo colégio de comissários.
 
É esperada a votação da 'Comissão Juncker' pelo Parlamento Europeu, que, se o calendário for cumprido conforme estabelecido, assume funções a 1 de Novembro. 
 
Durão Barroso está assim em final de mandato como presidente da Comissão Europeia. Fará  esta terça-feira, em Estrasburgo, um balanço do seu segundo mandato, naquele que será um dos últimos discursos enquanto chefe do executivo comunitário.