Tempo
|

"Princípio e Fim"

Sínodo e Beatificação em destaque

19 out, 2014 • Ângela Roque

Para além do Sínodo sobre a Família e da Beatificação do Papa Paulo VI, falou-se também do novo livro de Tolentino Mendonça e da congregação dos Carmelitas Descalços em Portugal.

O Sínodo dos Bispos sobre a Família e a beatificação de Paulo VI foram dois dos destaques do programa “Princípio e Fim” desta semana.

O Patriarca de Lisboa fez à Renascença um balanço do encontro. D. Manuel Clemente garante que a Igreja está consciente dos problemas que afectam as famílias e vai continuar a reflectir. Em sua opinião, apesar de nalguns temas não ter havido consenso, o encontro já teve o mérito de desbloquear a discussão.

O padre Tolentino Mendonça veio falar-nos do seu novo livro “A Mística do Instante”, com o qual pretende combater a ideia feita de que a mística e a santidade são só para heróis, quando estão, afinal, ao alcance de todos. Uma entrevista onde diz que não há “fórmulas mágicas” para chegar a Deus, que fazem falta, também à Igreja, verdadeiros “mestres de vida”, e que é preciso encontrar “uma nova gramática para dizer e viver a espiritualidade cristã.

A congregação dos Carmelitas Descalços em Portugal está a assinalar os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Ávila. A abertura oficial das comemorações foi assinalada este Domingo em todas as comunidades carmelitas do nosso país. A nossa reportagem passou pelo Carmelo da Guarda, onde a madre prioresa celebrou ontem as bodas de ouro de vida religiosa.

As igrejas são sinal visível de Deus no meio das comunidades, e é preciso que estejam de portas abertas. O alerta foi sublinhado no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja assinalado este sábado em Torre de Moncorvo, na diocese de Bragança-Miranda.

A crónica desta semana foi assinada pelo padre Tiago Freitas, responsável pelo sector da comunicação da Arquidiocese de Braga, e que passa a partir deste Domingo a ser um dos cronistas do “Princípio e Fim”.