Emissão Renascença | Ouvir Online

Detido em Boliqueime holandês suspeito de liderar rede de prostituição

01 out, 2014 • Celso Paiva Sol

A detenção foi feita pela Policia Judiciária no cumprimento de um mandado europeu de detenção.

Um holandês, suspeito de liderar uma rede internacional de prostituição, foi detido no Algarve, numa vivenda em Boliqueime, a partir da qual geria o negócio em várias cidades europeias.

A detenção foi feita pela Policia Judiciária no cumprimento de um mandado europeu de detenção emitido pela Justiça francesa.

Os pontos-chave da organização que liderava estavam em Paris, Londres e Amsterdão, cidades onde alguns membros do grupo supervisionavam os encontros entre clientes e prostitutas.

Eles, angariados através do site gerido a partir do Algarve, elas contratadas localmente, na sua esmagadora maioria de nacionalidade francesa, romena e britânica.

O agora detido, de 55 anos, está a ser investigado há um ano pela polícia francesa, mas é muito provável que venha a ser também alvo de um inquérito em Portugal.

Não porque o esquema de prostituição passasse pela casa de Boliqueime mas porque era para Portugal que era encaminhada parte significativa dos lucros – o que indicia o crime de branqueamento de capitais.

É que para além da detenção, a Judiciária também apreendeu uma conta bancária com 200 mil euros e ainda 8.500 euros e 11 mil libras em dinheiro.

O holandês poderá ter que explicar como pagou a casa, e todo o seu recheio, o carro de 80 mil euros que conduzia, entre muitos outros objectos – por exemplo de ourivesaria que também foram apreendidos.

O detido será levado ao Tribunal da Relação de Évora que irá decidir se o entrega de imediato às autoridades francesas.