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TAP anuncia auditoria externa aos problemas verificados no Verão

01 out, 2014

Nos meses de Junho e Julho, a TAP cancelou 227 voos por falta de tripulação e 120 por problemas técnicos.

A TAP contratou uma auditora externa para avaliar os problemas técnicos que afectaram os aviões do grupo durante os meses do Verão. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia aérea, esta quarta-feira no Parlamento.

Na comissão de Economia e Obras Públicas, o presidente da TAP, Fernando Pinto, anunciou a contratação de uma auditoria aos incidentes, que foram uma das principais causas do cancelamento de voos, sem adiantar o nome da empresa.

Ainda assim, Fernando Pinto garantiu que "a TAP não sofreu um ponto de perda na reputação técnica" com os incidentes deste Verão, adiantando que a companhia nacional "é mais conservadora do que as outras empresas".

O gestor explicou que os cancelamentos e atrasos de voos por motivos técnicos "não têm nada a ver com a manutenção da TAP", atribuindo antes a uma postura "mais conservadora".

“Acho que somos mais conservadores do que as outras empresas e acho isso bom", declarou, adiantando que a TAP tem, "por princípio, dar plena liberdade ao comandante em aspectos de segurança".

O presidente da TAP disse aos deputados que vários representantes de outras companhias lhe manifestaram estranheza face ao "ataque de que a companhia foi alvo" e, neste aspecto, apontou o dedo ao Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

"O sindicato utilizou este período em que não só marcou um dia de greve como também foi à frente a colocar vários pontos negativos e isso chamou a atenção dos órgãos de comunicação social", declarou.  

Na intervenção inicial, Fernando Pinto esclareceu que, nos meses de Junho e Julho, a TAP cancelou 227 voos por falta de tripulação e 120 por problemas técnicos, acrescentando que "56% dos problemas de cancelamento por razões técnicas foram na frota PGA, que é muito mais pequena do que a frota da TAP".