Tempo
|

Confirmado. Carlos Moedas passou no exame dos eurodeputados

30 set, 2014 • Daniel Rosário, em Bruxelas

Eurodeputados sujeitaram-no a uma audição de quase três horas.

Confirmado. Carlos Moedas passou no exame dos eurodeputados
A comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu (PE) deu ‘luz verde’, esta terça-feira, à indigitação de Carlos Moedas como comissário europeu.

A decisão foi tomada esta tarde, no decorrer de uma reunião dos representantes de cada grupo político nesta comissão parlamentar, contando apenas com a oposição declarada do grupo da Esquerda Unitária Europeia, onde têm assento os parlamentares do PCP e do Bloco de Esquerda.

A deliberação surge na sequência da audição de quase três horas. Carlos Moedas foi submetido, durante a manhã, a um interrogatório cerrado por parte dos eurodeputados da comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu. Foram 45 perguntas horas para aferir se o ainda governante português era a pessoa certa.

A pasta da Investigação, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, responsável pela gestão de uma área considerada estratégica para o desenvolvimento da economia da União, conta com um orçamento de quase 80 mil milhões de euros até 2020.

As audições individuais prosseguem até dia 7 de Outubro. A votação de todo o colégio pelo PE está agendada para 22 de Outubro.