Emissão Renascença | Ouvir Online

Trovoada e chuva forte motivam subida do nível dos avisos meteorológicos

22 set, 2014

Estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos, até domingo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o nível de aviso do estado do tempo para os distritos de Lisboa, Leiria, Santarém, Setúbal e Évora até às 21h00, devido a aguaceiros muito fortes, acompanhados de trovoada. A tendência para os próximo dias é uma alternância entre chuva e sol.

O aviso passou de amarelo para laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

"Não estávamos a contar com condições de instabilidade", explicou à Renascença Maria João Frada do IPMA. "No entanto houve uma linha de convergência que se organizou na região da Grande Lisboa dando origem a precipitação forte", acrescentou.

Os valores mais elevados registados pelo IPMA foram de 17 milímetros numa hora, o que "ainda é um aviso amarelo". Admite, contudo, ser "muito provável" que em alguns locais de Lisboa se tenham registado valores acima dos 20 milímetros numa hora, "o que já corresponde a um aviso laranja".

Na região de Lisboa, a forte chuva que caiu ao início da tarde provocou lençóis de água e inumerosas inundações, complicando o trânsito, embora sem relatos de situações graves. 

O estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos, até dia 28 (domingo), segundo o instituto.